Meios de Pagamento
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Meios de pagamento: quanto mais opções, melhor?

Dinheiro, boleto, PIX, crédito, débito, carteira digital… Ter vários meios de pagamento é primordial para manter a saúde financeira de uma empresa. Com diversas vias para receber, seu negócio também pode ganhar a preferência do cliente na hora da compra.

O uso do dinheiro

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, o uso do dinheiro ainda ocupa uma grande fatia da preferência dos clientes na hora de passar no caixa. Devido ao habitual desconto concedidos para o pagamento à vista, mais da metade da população brasileira ainda prefere utilizar o dinheiro na hora de consumir um produto ou serviço.

Porém, as notas vem perdendo espaço cada vez mais para os meios de pagamento eletrônico. Eles surgem aos montes facilitando a vida de quem paga e recebe e tornando cada vez mais as taxas atrativas, graças a grande concorrência.

Outros meios de pagamento

Mesmo com o dinheiro se posicionando como o meio de pagamento preferido, os de via eletrônica surgem tomando cada vez mais espaço. Hoje em dia já existem diversas outras formas de se pagar por um bem ou serviço. Algumas delas ainda te ajudam com benefícios, vantagens e até mesmo a conquistar a fidelidade dos seus clientes.

Algumas carteiras digitais, por exemplo, oferecem descontos por pagamento ou por compras consecutivas ao estabelecimento sem que isso afete as taxas que você já paga. Outros até indicam sua empresa no aplicativo oficial da carteira para os clientes na região.

Devo aceitar todos os meios de pagamento?

Essa pergunta não é tão fácil de responder como gostaríamos. Nem todos os meios de pagamento vão ser úteis no seu empreendimento. Além disso, ir atrás de todos pode ser uma tarefa árdua e custar caro. Uma boa saída é ouvir o cliente e estudar o setor e público-alvo do seu negócio – isto será um divisor de águas em seu faturamento.

Um outro ponto que chama a atenção na pesquisa do Instituto Locomotiva é a aderência a novos meios de pagamento em diferentes classes sociais. As camadas A, B e C têm uma preferência maior por meios de pagamento eletrônicos dos que as classes D e E.

Um público mais jovem, por exemplo, pode se sentir mais à vontade pagando por meios eletrônicos do que um público mais maduro. Essa é a hora de você estudar a sua clientela e entender que tipo de meio de pagamento é melhor para seu tipo de público.

Se preocupar com o retorno é muito importante.

Aceitar cartão é indispensável

Muitas vezes, optar por não aceitar cartão pode te fazer economizar um bom dinheiro com as taxas aplicadas pelas adquirentes, mas também pode fazer a sua empresa perder uma possível clientela que pagaria com o meio de pagamento. Escrevemos

Hoje em dia, algumas pessoas já deixaram de usar o dinheiro para manter somente o cartão na hora de sair – mostramos alguns números aqui. Podem até manter uma nota na carteira, mas se a venda for muito grande, provavelmente você perderá a venda.

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