Negócio

Dia Mundial do Chocolate: história, curiosidades, dados e vendas

Quando o assunto é chocolate, até conhecer um pouco de sua história é divertido. O Dia Mundial do Chocolate é comemorado hoje, 07 de julho. Essa data registra a introdução do chocolate na Europa, no século 15.

Origem

Mas qual a sua origem? A árvore que dá origem ao cacau é o cacaueiro que tem como nome científico Theobroma cacau, cujo nome Theobroma significa bebida dos deuses. O cacaueiro é uma árvore nativa da América Central e do Sul, que necessita de condições especiais para produzir. Os primeiros consumidores do cacau foram os Maias, no formato de bebidas. Depois que os Estados Unidos se tornaram a nova potência mundial, o doce se transformou no símbolo do capitalismo e os EUA passaram a vender chocolate em barras.

Ao leite, amargo, meio amargo, branco…. São tantas variações e nem precisamos entrar nos detalhes de quanto o mundo ama esse alimento, não é mesmo?

Mas, fato é, que o chocolate é consumido mundialmente, e é um importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países. O Brasil está entre os países que mais produzem chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador.

De olho nas datas comemorativas

As datas comemorativas impulsionam as vendas. Em relação ao chocolate, as vendas ocorrem melhor entre os meses de abril e junho, isso porque existem datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

O chocolate em números:

  • As mulheres representam 56% dos consumidores de chocolate no Brasil
  • No Brasil, o consumo de chocolate por pessoa é de 2,5 quilos por ano
  • O sabor favorito da maioria dos brasileiros é ao leite, com 42% de preferência
  • 75% da população consome chocolate
  • 35% da população não troca o chocolate por nada

Se você possui um negócio de alimentação, deve sempre ficar atento às datas comemorativas e ao comportamento de compra do consumidor nessas datas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Posso ajudar? Vamos bater um papo agora mesmo.