AdquirentesConciliação de CartõesFluxo de Caixa

Pense na segurança para as suas vendas em cartão

É fato que o dinheiro em papel vai desaparecer, e isso não está tão longe de acontecer, e isso tem a ver com a crescente adesão aos cartões, celulares e até smartwatchs!

Receber em cartão traz diversos benefícios para os varejistas, mas essa é uma operação complexa e é necessário que você fique atento. São diversas variáveis a serem monitoradas, desde o operador do caixa, passando pelo gerente do banco, até chegar no cliente. Você já tinha pensado nisso?

Ainda pensando nisso deixo para você a pergunta que não quer calar:

Você tem certeza que recebe todas as vendas em cartão realizadas na sua loja?

Antes de você refletir sobre isso já te adianto que é muito provável que não haja uma resposta para essa questão. A complexidade da operação, os diferentes agentes que estão na cadeia tornam o controle algo bem difícil.

Aqui explicamos como acontece essa operação.

De qualquer modo vamos deixar aqui 3 dicas que podem minimizar possíveis perdas que, pode acreditar, acontecem a todo instante.

Dica número 1:

Pode parecer até infantil, mas não é, tenha certeza que a maquininha POS da sua loja, é realmente sua. É estranho, mas também é importante ficar atento. Qualquer microempresário pode ir ao banco e solicitar um POS e uma pessoa má intencionada, pode trocar a sua maquininha pela dele. Esse é um golpe muito comum. Esse dinheiro não será creditado na sua conta e a sua loja ficará no prejuízo!

Dica número 2:

Conciliaçao de vendas, essa é, sem dúvidas, uma ferrmenta que pode fazer a diferença entre as suas contas fecharem ou não. Isso porque pode acontecer uma série de problemas, como erros na operadora, por exemplo. O banco pode começar a antecipar sem a sua autorização, o próprio cliente pode cancelar a transação, porque não reconheceu o débito, e na maioria das vezes, quem paga a conta é o empresário. Assim é necessário controlar os recebimentos das vendas em cartão.

Quanto mais você vende em cartão, quanto mais você faz vendas parceladas a gestão disso, ou o registro de todas essas vendas, de forma manual, vai ficando inviável. Essa é a hora de usar a tecnologia a seu favor. A conciliação automática!

Dica número 3:

Utilize o POS com a menor taxa. Leve em consideração a taxa mais barata para a sua empresa. Alinhe com os seus funcionários o melhor uso das maquininhas, por exemplo, se você tiver duas maquininhas e uma tem uma taxa melhor no débito e a outra uma taxa melhor no crédito, eduque seus colaboradores a ter esse uso todos o dias.

O que também deverá ser usado como ferramenta é a negociação com as operadoras, dependendo do uso que você faz das maquininhas o seu poder de barganha vai aumentar. Utilize isso a seu favor.

Lembre-se: Diga a sua equipe para utilizar o POS mais barato para a sua loja!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Posso ajudar? Vamos bater um papo agora mesmo.