Sem categoria

Você sabe o que é Previsão de Fluxo de Caixa?

Vamos te mostrar aqui o que é essa ferramenta chamada Previsão de Fluxo de Caixa. Vamos lá?

A função da previsão de fluxo de caixa é, com um determinado período fazer a previsão de como o dinheiro do seu negócio vai circular. E sim, esse dinheiro deve bastar para manter as atividades da sua empresa.

A previsão de fluxo de caixa responde à perguntas como: “Como estará meu caixa nos próximos 30 dias?” ou “Daqui a 20 dias, terei mais dinheiro ou menos dinheiro nas minhas contas?”.

Mas por que essa previsão de fluxo de caixa é tão importante?

Uma simples analise de vendas da sua empresa vai te dar uma falsa ideia de crescimento. Por isso que é de suma importância que você controle também coisas como a previsão. Isso envolve a necessidade do capital de giro, o prazo com fornecedores e as taxas das operadoras de cartões.

Os benefícios da previsão do fluxo de caixa traz diversos benefícios para o seu negócio. Veja abaixo:

  • Saber na ponta do lápis os futuros rendimentos e gastos da empresa;
  • Organizar investimentos de curto prazo para excedentes temporários;
  • Antecipar o capital necessário para sustentar a operação;
  • Organizar e financiar pequenas quedas do fluxo de caixa;
  • Mostra o dinheiro necessário para financiar as atividades da empresa, caso precise;
  • Manter o controle sobre os custos da empresa;
  • Dar baixa no fluxo de caixa para que a administração possa se adaptar;
  • Resumir o impacto de todas as atividades nos negócios;
  • Negociar prazos e condições com fornecedores sem comprometer o caixa da empresa e precisar de empréstimos.

Mas como eu faço um relatório desses?

Para isso a sua empresa precisa registrar todos os lançamentos financeiros, as chamadas contas a pagar e receber. E para saber que este processo esteja contemplando todos os lançamentos, entra a importância da conciliação bancária.

O alcance da sua previsão de fluxo de caixa, isto é, período que você vai conseguir prever, depende diretamente do quanto você prevê suas contas. No caso do contas a pagar, existem muitas contas fixas, que podem ser previstas.

Contas a pagar

Mesmo as que estão longe do vencimento você deverá registrar todas suas contas a pagar. As contas recorrentes – como aluguel, água, etc – é interessante que já fiquem registradas no seu sistema ou planilha. 

Os fornecedores são a conta que mais influencia na saída. Assim, ter um sistema ou planilha que seja é essencial para realizar esse controle.

No contas a pagar a complexidade está no fornecedor, porque ele varia, depende de negociação e da estratégia da empresa. Por exemplo, pedimos um desconto maior com menos prazo, ou pedimos mais prazo?

Contas a receber

Há praticamente duas formas de recebimento de vendas no varejo, a vista em dinheiro, ou em cartão, seja crédito ou débito. Normalmente, cartão de débito em 2 dias e cartão de crédito em até 30 dias. Importante, calcule esses recebimentos líquidos, uma vez que a operadora de cartões retém taxas de serviço.

A complexidade está na estimativa de recebimentos, principalmente dos valores a vista. Mas quando estendemos o prazo para, por exemplo, 45 dias, é necessário passar a prever recebimentos em cartão também.

O capital de giro é fundamental para qualquer empresa. A previsão de fluxo de caixa é uma ferramenta estratégica que serve para tomada de decisões. Além de melhorar as negociações da empresa, também evita situações delicadas de exposição ao risco financeiro.

Na sua empresa, você faz a previsão do fluxo de caixa?

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Posso ajudar? Vamos bater um papo agora mesmo.