Conciliação de Apps de DeliveryConciliação de CartõesFraudesGestãoSem categoria

Saiba quais são as fraudes com maquininhas mais comuns e como previnir no seu negócio

Com o aumento e a diversidade das formas de vender está cada vez mais difícil de prevenir os GOLPES.

Pagamentos online, máquinas de cartão, aplicativos marketplace’s, transferências, links, com a alta quantia de dinheiro transitando entre eles as notícias como essas estão cada vez mais comuns:

Veja abaixo os 4 principais golpes que lideram o mercado e como eles podem afetar a sua operação.

1- Troca de Maquininha POS

Este golpe está entre os mais comuns, quando a máquina de cartão POS é trocada. O golpista, no momento de realizar uma compra ao digitar a senha, troca a sua máquina e coloca outra no lugar.

O QUE ISSO CAUSA:
Toda transação realizada nesta nova máquina não irá para sua conta bancária, e os valores serão desviados para o golpista.

2- Comprovante de Compra

Neste caso, o golpe tem um pré-planejamento. O golpista imprime um comprovante em outra máquina de mesma marca/modelo com o valor da transação e leva ao estabelecimento, no momento da senha com a distração do vendedor, exibe o comprovante que passa despercebido na operação.

O QUE ISSO CAUSA:
Déficit no caixa ao final do dia sem que o vendedor perceba, identificando a falta de valores apenas no momento de receber os pagamentos em conta.

 3- Golpe do Delivery

Neste caso, o golpista se passa por entregador e prejudica o estabelecimento e o consumidor final. No momento da entrega do produto, ele apresenta uma máquina que não pertence ao estabelecimento e indica que o visor está quebrado, colocando um valor muito acima para ser cobrado do consumidor final.

O QUE ISSO CAUSA:
O estabelecimento perde o valor de seu produto e tem a imagem prejudicada, além do consumidor ter um prejuízo de alto valor.

4- Estorno de Venda

No momento da transação, o golpista digita sua senha para efetuar a compra e liberar o cupom, então em seguida digita os códigos para estorno do valor ao “cliente”. Em alguns casos, este estorno é feito diretamente com o banco do golpista, alegando não reconhecimento da compra.

O QUE ISSO CAUSA:
Semelhante ao golpe do comprovante, déficit no caixa ao final do dia sendo percebido apenas no momento de receber os pagamentos em conta.

5. Troca de dinheiro por cartão

Esse é um golpe que envolve uma terceira pessoa. Alguns varejistas trocam dinheiro pelo valor em cartão passado na máquina. De uma forma bem direta, podemos entender que nesse caso o varejista atua como um banco.

Se não fosse só pelo fato do FISCO ver isso como uma fraude, o varejista pode ainda se complicar mais, corre o risco da empresa sair no prejuízo porque será cobrado taxas e impostos sobre a venda.

Mas o que fazer para previnir isso?

Para não cair em golpes e práticas maliciosas, algumas boas práticas de vendas e gestão podem ajudar neste momento, como:

  • Ficar atento ao número de autorização gerado na transação;
  • Controlar a quantidade de vendas realizadas no dia-a-dia;
  • Não efetuar/aceitar pagamentos em links suspeitos;
  • Verificar os valores de compra/pagamento antes de efetuar a transação;
  • Armazenar as informações de toda transação realizada (pode ser utilizado TEF para auxiliar).

A plataforma Evencard pode te ajudar muito com isso.

O Evencard é uma plataforma de conciliação e auditoria de vendas realizadas em cartões, débito, crédito, voucher, em geral, todos seus recebimentos em cartão e também a conciliação de vendas de delivery, ifood, ubereats e rappi.

Ok, mas como posso aplicar o Evencard em minha gestão?

Bom, todos sabemos que quanto mais detalhes tiver de sua venda, mais fácil será tomar alguma decisão e saber qual caminho seguir.

Com o Evencard, a alimentação dos dados ocorre automaticamente,  então você economiza tempo e não corre o risco de ter algo errado, ao contrario do que acontece com o uso das planilhas, que demandm muito do seu tempo e ainda tem o risco (grande) de inserir algum dado errado.

Além disso, no Evencard, você pode acessar vários relatórios que são importantes para sua gestão, um deles é a separação das vendas por tipo de venda, por exemplo, você pode ter um relatório com seu total de vendas em cartão, o total de vendas em delivery e até detalhar quanto vendeu por bandeira, por exemplo, quanto vendi na bandeira visa, ou, quanto vendi no VR, enfim, você consegue o relatório escolhendo qual bandeira você quer consultar. Também consegue saber o quanto você vendeu no crédito, no débito, tickets, no delivery, são vários relatórios interessantes e podem ajudar muito em sua gestão.

Outro ponto bem interessante, é sobre as taxas. Com o Evencard, você consegue ver se as taxas que estão sendo descontadas estão corretas e se você realmente a solicitou.

Também é possível acompanhar o fluxo de recebimento, então você pode acompanhar desde a venda, quando passa o cartão do cliente até quando você recebe em conta. E o interessante, é que você consegue saber se o que você recebeu na sua conta tá correto, porque o Evencard mostra, de maneira clara, o quanto você deve receber já descontando as taxas.

E se você faz delivery, o Evencard faz conciliação de iFood, Ubereats e Rappi, então você também pode acessar esses relatórios de acordo com as vendas de seu delivery. Imagine você podendo ver num relatório em qual desses três você vende mais ou até mesmo, qual desse três você tem menor custo, sim, o Evencard também te dá isso.

Fique ligado, esses golpes acontecem todos os dias, a falta de um controle mais efetivo dessas transações pode acarretar em prejuízos muitas vezes irreversíveis para o seu negócio.

Quer entender como se precaver de situações como essa para o seu negócio?

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Posso ajudar? Vamos bater um papo agora mesmo.