Entenda como funciona o pagamento com QR Code

Os meios de pagamento são uma área técnologica que sempre está recebendo novas atualizações, é interessante ficar de olho nessa evolução. Vamos ver como funciona o pagamento com QR Code e como começar a usar no seu estabelecimento. Vamos lá?

O que é e para que serve o QR Code?

O QR Code — sigla para “quick responder code” — é um código de barras bidimensional. Isso quer dizer que, ao contrário do código de barras convencional que tem informações apenas na horizontal, o QR Code, dispõe de informações também na vertical. Ele pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que tenha uma câmera, um programa que vai fazer a leitura do código e que esteja conectado à internet.

O QR Code permite que, por meio de uma leitura rápida, o usuário possa acessar promoções, sites e até realizar pagamentos. Falando, mais exclusivamente do último item, eles se tornam ágeis, mesmo quando a compra é feita online ou presencial.

Como funciona o pagamento com QR Code?

Basicamente, é só o consumidor apontar a câmera para o código com o aplicativo de leitura aberto no celular e ele vai auxiliar na hora do posicionamento, fotografar e comparar as informações com o banco de dados.

É feito de forma rápida e com segurança, pois o QR Code evita fraude ou pagamentos duplicados.

O que é preciso para usar o QR Code?

O estabelecimento que pretende utilizar essa tecnologia para disponibilizar uma nova forma de pagamento para seus consumidores, pode escolher entre as carteiras digitais disponíveis.

A Cielo começou a disponibilizar, em setembro de 2018, esse tipo de tecnologia para realizar pagamentos. Assim, a maquininha de cartão emite um código e o cliente só precisa finalizar o pagamento com o celular.

Outra forma de criar esses códigos para outros fins, como para gerar acesso para sites, promoções e até Realidade Virtual é por meio do site QR Code Generator. Assim, só é preciso informar o link, gerar o código e depois salvá-lo para utilizar.

A grande questão é que essa tecnologia ainda tem pouco espaço no mercado brasileiro. A resistência se dá devido às dificuldades na adoção do dispositivo de pagamento por meio dos comerciantes e pelo receio de começar a utilizar uma nova tecnologia. 

Então, para os estabelecimentos que gostam de se manter atualizados e de oferecer o melhor para o seu cliente, pode começar a fazer uso dessa tecnologia, que é o pagamento por QR Code. E para os que não estão ligados no mercado pensem que isso pode se tornar um diferencial competitivo no mercado, facilitar a vida dos seus clientes está diretamente ligado com o sucesso do seu negócio. Pense nisso.