Como aumentar as vendas e operar o delivery durante a crise

Tudo mudou com a crise do covid-19, as pessoas não estão mais nas ruas, e não almoçam ou jantam em restaurantes, as praças de alimentação dos shoppings estão fechados.

Por isso os hábitos mudaram e o delivery é a melhor oportunidade para a sobrevivência dos restaurantes, bares, lanchonetes e qualquer outro negócio que possa operar nesse modelo. 

Como os empresários podem se reinventar e operar somente no delivery? Como aumentar as vendas e mudar toda a operação em do dia para a noite? É possível sobreviver em um mundo diferente e completamente novo? Não existe resposta única para isso, mas podemos garantir que sim, é possível.

Confira algumas dicas a seguir: 

Guie-se pelas vias corretas, não siga, simplesmente, o fluxo.

Fique de olho nesses 3 itens que são a base.

  1. Pessoas: você precisa saber como preservar os colaboradores e clientes;
  2. Caixa: como proteger o capital, a sobrevivência do negócio e se preparar para a retomada;
  3. Operação: como transformar um restaurante em delivery, já que é a melhor opção para deixar a chama acesa.

Como virar a chave para o delivery durante a crise? 

Entenda como está seu negócio, quantos meses de caixa o restaurante ainda tem, como estão os pagamentos e como é possível economizar e reduzir as despesas. Para isso, converse com seus funcionários e fornecedores de maneira transparente renegocie os pagamentos para que seu fornecedor também não quebre, lembre-se que você depende dele também. 

Comece testando: venda somente por um canal nos primeiros dias, seja telefone ou uma plataforma online como o Rappi, iFood, Uber Eats e outras e saiba aprender rápido, faça avaliações diarias para ver se está dando certo e se chegou a hora de dar mais uns passos além. 

Existem diversas maneiras para fazer delivery:

  • Por Telefone: divulgue um canal de telefone específico para o delivery – mas, cuidado para não sobrecarregar a linha e cair no ocupado; ou ficar muito tempo sem atender.
  • Pelo Whatsapp: o aplicativo possui diversas funcionalidades que ajudam na divulgação, seja via lista de transmissão ou ativação individual da lista de contatos. A saber, o ideal é criar um relacionamento para que o cliente salve seu número, facilitando o próximo pedido. 
  • Pelas Plataformas: neste momento, não precisa ser exclusivo somente de uma plataforma, você pode ser parceiro estratégico de todas, seja iFood, Rappi, UberEats ou qualquer outra que faça sentido para a sua empresa. 

Para operar pelo delivery não basta somente achar que é um canal de contato, ou só se conectar com uma rede de entregadores ou se cadastrar na plataforma. É preciso ajustar o cardápio, considerando o tempo de deslocamento, entender a melhor embalagem e o tamanho das porções. Dessa forma, não esqueça que, na plataforma, os preços podem ser mais caros para compensar os novos custos.

Tenha sempre em mente que as coisas podem dar errado. E, quando isso acontecer, assuma o erro e peça desculpas, seja pessoalmente ou publicamente em seus canais digitais. 

Marketing para delivery

A principal estratégia de marketing é como você se posiciona nas plataformas e quais  promoções pode fazer. As redes sociais são muito úteis neste momento, elas conseguem promover restaurantes que operam tanto em plataformas quanto via telefone ou whatsapp. 

Para se destacar nas plataformas, é preciso fazer promoções. Por isso, utilize os cupons, entenda quais são melhores para o seu ticket médio. Aproveite também os descontos de primeira compra para oferecer uma boa experiência para seu cliente. 

Giveback

Agora, as pessoas estão consumindo de negócios que pensam no coletivo e se preocupam com a saúde e bem estar dos seus clientes, fornecedores e colaboradores. Por isso, tenha o giveback sempre como foco. Não deixe comida sobrando no estoque, procure ONGs e hospitais para  fazer doações. 

Tenha total transparência em sua operação e mostre como os processos são feitos. Milhares de pessoas estão indo trabalhar para que milhões fiquem em casa. E os restaurantes fazem parte dessa cadeia, levando comida para quem está de quarentena.

Aprendendo enquanto opera

É preciso se dar o direito de repensar a estratégia toda vez que julgar necessário, seja uma vez por semana ou no começo de cada mês. Faça reuniões diárias com o time para avaliar como foi o dia anterior e levantar as lições aprendidas, chame todos para pensar com você. 

Além disso, seja claro com seus fornecedores e busque chegar em um valor bom para que você consiga fazer promoções mais agressivas. 

Você irá aprender algo novo todos os dias. Esse período vai ser uma escola de como ser mais eficiente e se adaptar às mudanças. E isso é bom, leve os aprendizados para o futuro do seu negócio, o delivery será mais um canal de vendas na sua operação e vai potencializar o seu negócio.