4 dicas para aperfeiçoar suas entregas em domicílio, o popular delivery

De acordo com o Sebrae, metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição em todo o país oferecem o serviço, sem terceirização, para dar mais comodidade ao cliente.

12% dos estabelecimentos pesquisados não possuem lojas físicas, operando apenas no ambiente virtual, sem portas abertas para a rua.

Ainda de acordo com a pesquisa, o custo de devolução de entregas tem pouco impacto no faturamento do negócio (50% informaram valores inferiores a 1%).

Os principais motivos de devolução são:

  • endereço não identificado (31%);
  • pedido incorreto (28%);
  • outros 27% estão relacionados ao tempo de espera e trote.

Isso deixa claro que o delivery pode ser uma boa estratégia para vender e ampliar o faturamento fidelizar o cliente.

O empreendedor deve oferecer um serviço de qualidade, agilidade e bom atendimento, inclusive essa é uma das melhores maneiras de fidelizar seu cliente. Se não olhar esses dados, seu modelo de entregas em domicílio pode fracassar.

Veja algumas dicas para restaurantes e lanchonetes que oferecem o delivery:

1. Entrega sem atrasos

O delivery deve ser eficiente, para que a comida não chegue fria ao cliente. Além de quentes, os alimentos devem ter boa aparência.

No transporte, a comida pode se misturar, por isso é preciso testar embalagens. Use recipientes (de plástico, isopor ou alumínio) resistentes e os coloque dentro de outra embalagem, feita de papelão.

Esses cuidados devem minimizar os impactos que podem acontecer durante o transporte.

2. Entregadores eficientes

Estabeleça um tempo para fazer a entrega. Dada a demanda pelo serviço de entregadores os negócios têm aderido às plataformas de delivery como o Rappi ou o iFood.

Somente com a experiência o empreendedor poderá identificar o modelo que melhor o atenda.

3. Cadastro de clientes

No primeiro contato do cliente, o atendente deve registrar no computador dados como nome, endereço e telefone de contato.

Com esse cadastro, será possível identificá-lo rapidamente na próxima compra.

4. Taxa de entrega

É melhor definir a região a ser atendida do que atender toda a cidade e cobrar uma alta taxa de entrega.

Para um pequeno negócio, o ideal é começar atendendo bairros próximos e de fácil acesso.

O cliente precisa saber que a entrega é um serviço que não faz parte do preço da refeição e, por isso, é fundamental que o atendente informe o valor da taxa no momento do pedido.