Cancelamento de vendas em cartão e o risco do chargeback nas vendas por cartão.

O chargeback nas vendas por cartão é, com certeza, um dos grandes vilões para empresas que recebem em cartões, e é responsável pelo fechamento de boa parte dos estabelecimentos.

Fique ligado e se informe abaixo sobre essa ameaça ao seu negócio e como se precaver.

Cancelamento de vendas em cartão
Chargeback ou cancelamentos podem ocasionar perdas, muitas vezes, irreversíveis para o seu negócio, fique atento e entenda como não cair nessa.

O que é um chargeback?

A princípio o Chargeback é um cancelamento de vendas em cartão em uma venda feita com cartão de débito ou crédito.

Pode acontecer por dois motivos:

  • um deles é o não reconhecimento da compra por parte do dono do cartão
  • outro pode se dar pelo fato de a transação não obedecer ao contrato das administradoras.

Imagine que você fez uma venda e passou o cartão do cliente, e depois descobre, ou não (o que é pior) que essa venda não foi creditada porque a compra foi invalidada (cancelamento de vendas em cartão).

E se o valor já tiver sido depositado ele será imediatamente estornado ou lançado a débito futuro, se não haver saldo no momento do estorno.

A situação de desproteção que o chargeback deixa os empresários

As administradora de cartão de crédito não garantem que a transação das vendas irão mesmo ser efetuadas. Todos os riscos de que estão incluídos na transação ficam por conta do empresário, inclusive o risco de chargeback.

Assim o risco expõem os empresários a golpes de todo tipo, desde  fraudes com cartões de crédito roubados/clonados até a má fé de pessoas que simplesmente dizem que não reconhecem compras que eles fizeram.

E a situação pode piorar

Antes de tudo, imagine que você faça várias vendas e muitas delas são canceladas, o seu saldo de venda que realmente foram creditadas vai ser usado para cobrir a falcatrua das pessoas que fizeram esse chargeback de vendas em cartão.

Esse interrompimento no seu fluxo pode fazer a diferença entre manter ou fechar as portas.

Como resolver esse problema de chargeback?

Os pagamentos com cartão já respondem por 60% de tudo que é vendido no Brasil e se transformou em facilitador de vendas, um diferencial competitivo.

Então o que fazer?

Há duas opções, uma delas é ter esse controle em uma planilha, na qual você coloca todas as transações usando todas as filipetas ou comprovantes das transações e compara com a sua conta bancária.

Bem como investir em ferramentas que automatizam o processo de conferência, inclusive emitindo relatórios, alertas e uma série de outras facilidades que entregam uma prevenção contra fraudes desse tipo, evitando perda de dinheiro e otimizando seu tempo.

Um comentário em “Cancelamento de vendas em cartão e o risco do chargeback nas vendas por cartão.

Fechado para comentários.